Descrição da propriedade
Moradia para remodelar perto da albufeira da barragem do Tua, em Fiolhal, Carrazeda de Ansiães, Bragança
A moradia fica em Fiolhal, aldeia que engloba a União de Freguesias de Castanheiro do Norte e Ribalonga.
Do muro que a cerca e do andar superior vê - se o rio Tua entre as oliveiras que ali abundam.
Esta é uma freguesia que pertence ao concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Douro e Trás-os-Montes.
Folhial é uma pequena aldeia muito limpa, organizada, com belíssimas casas restauradas e onde só vivem 29 pessoas, portanto uma localidade para estar tranquilo e desfrutar da natureza e da riqueza cultural das pessoas.
O silêncio impera e a natureza reina. Um paraíso para descansar.
A estação ferroviária do Tua e a barragem do Foz Tua com a sua imponente albufeira fica também a pouca distância, 5km, destinando - se ao aproveitamento hidroelétrico do rio Tua.
A freguesia com um clima mediterrânico estende-se do sopé da Serra da Lousa até ao Rio Douro.
Tem acesso pelas estradas M624 e N324.
A Fraga pintada do Cachão da Rapa é um sítio arqueológico situada a 3 km a sudeste de Fiolhal.
“Na freguesia como pontos de interesse destacam-se as nuances paisagísticas e as formas atualmente existentes de ocupação do solo. A norte desenvolve-se a montanha, as terras do granito com culturas como o centeio, as hortas, os pomares e extensas manchas de pinhais e de soutos. Para sul as encostas voltadas ao Douro, terras já de xisto onde a vinha e os olivais tomam um papel preponderante na moldagem e organização da paisagem”.
A vegetação caracteriza – se pelas ervas aromáticas, gramíneas e claro, árvores, tais como: oliveiras, carvalho português, carvalho-negral, sobreiros, carrasco e azinheiras.
A fauna é muito variada e também se encontra adaptada às condições ambientais. Os animais são normalmente pequenos, necessitam de pouca água e têm hábitos noturnos.
Vivem coelhos, javalis, ratos do campo, veados, texugos, diversos tipos de répteis, uma grande variedade de aves (sobretudo migratórias) e insetos.
Na região existem outros pontos turísticos de interesse: Castelo de Ansiães, ruinas, Park Douro Selvagem (área da natureza e vida selvagem), Cascatas Fragas de Ola, Miradouros Olhos do Tua, Museu Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães entre outros.
A moradia rústica construída em 1976 com área bruta de construção de 161 m2 está localizada em zona rural no centro de Fiolhal.
A parte antiga da casa é construida em pedra onde se misturam com sabedoria o xisto e o granito amarelo.
Com excelente exposição solar tem uma estrutura de pedra típica da região. Em tempos foi feito um restauro ainda em tijolo que não foi concluído.
É composta por dois pisos sendo o piso térreo uma loja dividida e o piso superior destinado a habitação.
A separação dos pisos é em madeira de castanho tal como as grossas vigas a serem de conservar pela sua beleza, antiguidade e raridade.
O imóvel necessita de obras de remodelação total.
Se é apaixonada pela natureza, se aprecia as belezas do rio, da montanha e da biodiversidade encontra em Fiolhal um espaço para remodelar com um requinte de modernidade e a possibilidade de gozar magníficos dias de descanso e lazer.
Imagine - se a contemplar o rio, a cuidar de um pequeno jardim e a observar a natureza e a beleza da própria pedra num ambiente familiar com os moradores que de tudo lhe oferecem.
Venha conhecer!