Descrição da propriedade
Moradia T12 em Sousel, bem perto de Estremoz
Estamos em, Sousel.
E, deixem-me que vos diga que, o Alentejo para ser falado tem que ser vivido e é com esse propósito que vos dou a conhecer este lugar!
Especialmente esta zona onde nos encontramos, tem vindo a mostrar-se quase como que um fenómeno. Está definitivamente na moda! Sousel, Estremoz, Vila Viçosa… tem cativado as atenções de pessoas de todo o país e não só! A moeda de troca da pausa com que se vive aqui é, qualidade de vida. Aqui, tem-se muito mais tempo! Aqui, come-se e bebe-se bem! E quando eu digo ”bem”, falo de… qualidade!
O Mercado de Estremoz bem como a feira de Antiguidades e velharias, se não conhece, tem que conhecer! Gentes chegam de todo o lado, principalmente de Lisboa e do nosso país vizinho, sendo que a sua cidade mais próxima, Badajoz, fica apenas a 35 minutos.
E, para comprar produtos biológicos, do melhor que há, vão à banca da Irina! Tem a melhor mistura de folhas de mostarda para salada, vocês nem imaginam!
Grande parte dos “visitantes” vem, para conhecer a região, num fim-de-semana, só! Mas, nunca é só um fim-de-semana! A coisa repete-se e intensifica-se até que acontece a primeira pesquisa por moradias, quintas e terrenos aqui por estas bandas, por curiosidade só! Só que nunca é só curiosidade… e a coisa começa!
Eu venho mostrar-vos um sítio que várias pessoas poderão encontrar numa dessas pesquisas. Não me refiro a si claro, que, acidentalmente, pesquisou por imóveis no Alentejo! Refiro-me aos outros! Esta moradia, neste momento, funciona como uma hospedaria, no entanto, dadas as suas dimensões e principalmente a harmonia na disposição do próprio edifício, torna este espaço tentador para qualquer família um pouco mais numerosa ou para alguém com um projeto interessante a desenvolver neste Alentejo, íman de gentes!
Este espaço resulta de dois prédios urbanos contíguos, ligados entre si.
É constituído por 10 suítes e dois quartos comunicantes. Temos uma sala de refeições, uma casa de banho de serviço, três salas de estar, uma biblioteca, três cozinhas, sendo que uma delas conta com equipamento industrial e temos também uma lavandaria. Aqui, existem várias coisas que eu adoro, mas esta, está no meu top três! Temos uma… mercearia! Aqui, qualquer pessoa pode tomar o seu café, pequeno almoço, lanche… e comprar produtos tradicionais! Pode ser explorada em conjunto ou em separado da hospedaria ou, pode simplesmente alterar-se o seu uso e torná-la parte integrante da sua moradia, para outros fins. Quer dizer, não sua claro, mas dos outros!
O jardim ou pátio, além de uma varanda com 30m de comprimento, que acompanha toda a casa ao nível do primeiro andar, dispõe de uma piscina no centro, à volta da qual se encontram espaços de lazer dispostos em diferentes patamares o que, aumenta a possibilidade de exploração e a privacidade dos hóspedes. No jardim encontramos 3 laranjeiras e um marmeleiro, assim como um antigo tanque de lavar a roupa e um poço.
Um dos pátios é contiguo à cozinha principal e está a ser tapado por 2 trepadeiras, onde se pode desenvolver um eventual… restaurante ao ar livre?! Ou claro, um espaço onde partilhar refeições com família e amigos! A casa dispõe de um cilindro de trezentos litros que abastece toda a casa, no entanto, está preparada com mais 4 cilindros que se podem ligar, quando a taxa de ocupação é menor, de forma a controlar custos. É, aqui está tudo pensado…!
Importante referir que, esta casa ficou preparada para ser dividida em 4 apartamentos! Just saying…
Quem por aqui tem passado são visitantes de todo o mundo, mas, sobretudo de Espanha e França. Saiba que Sousel faz parte do Caminho de Santiago e a Hospedaria, pelos símbolos que foram colocados na fachada, (réplicas de uma antiga hospedaria dos caminhantes do caminho de Santiago), é reconhecida pelo Turismo de Portugal como parceira do caminho!
Vemo-nos em breve!