Descrição da propriedade
Palacete Centenário em Lisboa
Esta majestosa moradia, conhecida como Centenary Palacete, foi construída em 1901. Está localizada numa zona privilegiada no coração de Lisboa, em Arroios, descrito pela Time Out como “o bairro mais cool do mundo”. A moradia encontra-se no meio da Rua Antero de Quental, ancorada pela embaixada italiana numa extremidade e pelo antigo mosteiro/hospital do Desterro na outra. O Desterro está atualmente a passar por um “renascimento” que, quando concluído, abrirá novos espaços públicos, restaurantes, lojas, escritórios e apartamentos residenciais. O icónico restaurante de peixe e marisco de Lisboa, Ramiro, fica em frente ao Desterro e, do outro lado da rua, o Hotel 1908 foi recentemente inaugurado. A entrada do mesmo, é no Largo do Intendente, que em breve adicionará aos seus vizinhos a primeira Soho House em Lisboa.
A moradia passou por um programa de renovação de dois anos, tanto no interior como no exterior. Compreende quatro andares e 444 m² de espaço interno utilizável. Existem três entradas principais a partir da rua, números 19, 23 e 27. O número 19 serve como entrada para o andar mezzanine preparado como um apartamento autónomo. O espaço do estúdio acessível pelo número 23 terá sido utilizado para comércio/escritório. Após a sua renovação, existem diversas opções de utilização no estúdio do rés-do-chão como ginásio, galeria ou outro espaço de trabalho. Para quem precisa de estacionamento, esta opção também está disponível.
O número 27 dá acesso à casa principal. O impressionante hall de entrada leva ao andar principal, que foi totalmente restaurado de forma exímia, mantendo painéis, trabalhos em estuque, mármore e efeito de madeira. Existem onze divisões neste andar, incluindo o vestíbulo/escritório, sala de estar, grande sala de jantar, dois quartos, um closet e duas casas de banho, cozinha e despensa separada e uma sala de jardim. Foi dada especial atenção à iluminação, misturando o moderno com o vintage.
Os móveis são uma mistura de novo com o antigo, incluindo peças de designers modernos icónicos e móveis antigos portugueses adquiridos ao antigo proprietário cuja família comprou a moradia em 1903, dois anos após a sua construção.
O segundo andar passou por uma reconfiguração total. Dispõe de uma cozinha secundária, dois quartos de generosas dimensões, três casas de banho e uma área que pode ser usada como sala de estar/jantar ou como um espaçoso quarto adicional. Este piso mantém tetos altos e tem cinco portas que dão acesso a pequenos terraços externos que podem ser ampliados do lado do jardim, se desejado.
O aquecimento e arrefecimento da moradia são fornecidos por unidades de ar condicionado discretas no rés-do-chão, mezzanine e segundo andar. Radiadores elétricos de parede fornecem aquecimento no primeiro andar nas poucas semanas em que pode ser necessário.
A “jóia da coroa” é, sem dúvida, o belo jardim privado acessível a partir do andar principal, com uma área de 115 m². Este espaço exterior também passou por uma extensa renovação. Incorpora um grande terraço para refeições ao ar livre e num nível superior encontra-se um jardim mediterrâneo com ciprestes, uma antiga oliveira e canteiros elevados com alecrim e lavanda. Foi instalada uma piscina aquecida com uma cobertura elétrica de policarbonato embutida e jatos para natação contra a corrente. Uma outra área está reservada para relaxar ao sol de Lisboa.
Os móveis selecionados estão disponíveis para venda mediante negociação separada.