Descrição da propriedade
Quinta com duas ruinas para habitação perto campo de Golfe, Lagos
🌟Oportunidade Rara em Lagos. Perto do campo de golfe de Espiche.
Ideal para quem quer investir numa propriedade com 2 casas para residência, investir para rentabilizar, para turismo, projeto agrícola ou para golfistas derivado á curta distância até a um dos mais belos campos de golfe de Portugal.
Descubra um terreno misto de 5.608 hectares com duas ruínas e dois artigos urbanos destinados à habitação, totalizando 301 metros quadrados. Este local oferece o cenário perfeito para criar seu próprio paraíso na terra. Cada ruína pode ser reconstruída com a área máxima de 300 M2.
Com excelente exposição solar, terreno praticamente plano e uma localização tranquila de fácil acesso, este terreno é um refúgio cercado pela natureza, longe do barulho dos carros, apenas com o suave cantar dos pássaros.
Para os amantes da natureza, esta é a localização ideal, próxima de praias e cidades, mas imersa na serenidade do campo. Com a possibilidade de destinar o terreno para duas habitações ou explorar projetos turísticos, as opções são vastas para atender aos seus interesses e necessidades.
Localizado a apenas 8 km da Praia da Luz e a 9 km da Praia de Porto de Mós, 92 km do aeroporto de Faro, este terreno oferece proximidade às comodidades das cidades vizinhas, garantindo conveniência sem comprometer a paz e a tranquilidade que só o campo pode proporcionar. Não perca esta oportunidade única de criar seu refúgio personalizado neste cenário deslumbrante em Lagos! 🏡🌿🌅
A zona onde se situa a aldeia de Espiche foi habitada durante a época romana, tendo sido encontrados indícios de uma barragem daquele período junto à estrada para Barão de São João, que foi destruída durante a construção da Estação de Tratamento das Águas Residuais.[4] Também foram encontrados vestígios arqueológicos no ponto em que a Estrada Nacional 125 passa por Espiche.[5]
A aldeia já existe pelo menos desde o século XVIII, tendo sido referida na Memória paroquial que foi elaborada após o Sismo de 1755: «há nesta freguesia duas Ermidas muito antigas fora dos dois povos com avocação da Senhora da Encarnação, quase junta ao povo dito chamado de Espiche a outra em hum Cabeço de Serro Redondo defronte da Igreja Paroquial aparte do Sul e junto a uma praia, com a avocação de Santo Estevem ficaram estas demolidas pelo terremoto, não pertencem a Padroeiro algum, nem tem renda a mais que a devoção dos fregueses.».
Durante o período de grande expansão da indústria conserveira na cidade de Lagos, na primeira metade do século XX, muitas das operárias vinham de povoações afastadas, como a Praia da Luz e Espiche.[7] Em Fevereiro de 1976, iniciaram-se as obras para a construção do Bairro Liberdade.
Na década de 2010, foi instalado um parque bio saudável, destinado a estimular a prática de desporto, como parte de um programa da Câmara Municipal de Lagos para instalar vários equipamentos daquele tipo no concelho.[8] Em 2018, a empresa Correios de Portugal, manifestou a intenção de encerrar o seu balcão na vila da Luz, decisão que foi criticada pelo Partido Comunista Português, por não respeitar «os interesses das populações da Luz, Espiche, Almádena, Montinhos, Bela Vista, Ferrel e parte de Burgau»
Em Novembro de 2019, a autarquia estava a planear a construção do Centro Escolar da Luz, no sentido de substituir as escolas de Espiche e da Luz, que iriam ser encerradas. Em Junho de 2020, a Câmara Municipal adjudicou um conjunto de obras para a pavimentação de várias ruas no concelho, incluindo na aldeia de Espiche.