Descrição da propriedade
Estância termal inserida em propriedade de 7,4 hectares
As Termas das Caldas do Carlão, encontram-se na margem esquerda do rio Tinhela, freguesia de Candedo, município de Murça, e no seio do Parque Natural do Vale do Tua e zona Demarcada do Alto Douro Vinhateiro. Inseridas numa propriedade de 7,4 hectares, para além do Balneário Termal (com receção, consultório médico, zona termal húmida, zona termal seca, gabinete de fisioterapia, sala de massagens, vestuários e sala de repouso) encontramos na propriedade um café/restaurante devidamente equipado e um edifício de dois pisos, no piso superior, sete quartos para hóspedes e uma cozinha rústica e, no piso térreo três quartos, uma cozinha e uma sala de refeições, duas garagens e um lagar.
Às edificações acima referidas acresce uma vinha DOP Douro com 1,9 hectares, dos quais 0,8 hectares possuem autorização de produção de vinho do Porto e, um olival com 28 oliveiras centenárias.
A concessão termal (HM21), pertencente à mesma família desde 1986, é alimentada por uma mina de água mineral e por dois furos verticais recentemente construídos, com artesianismo repuxante. A água qualificada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) como Água Mineral Natural, é reconhecida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) como uma água com indicações terapêuticas para o tratamento de doenças de pele, das vias respiratórias e de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.
A circulação profunda destas águas aliada à existência de um perímetro de proteção das captações (Portaria n.º 89/2019, de 25 de março) garantem uma qualidade físico-química e microbiológica irrepreensível.
Em termos paisagísticos as Caldas de Carlão localizam-se num vale idílico, sossegado, rodeado de vegetação frondosa e onde nos deliciamos com o som permanente da água corrente.