Descrição da propriedade
Quintinha tradicional na zona alta do Funchal
Se procura uma Quinta tradicional e não quer realizar as obras habituais de modernização, por favor considere esta charmosa Quinta nos arredores do Funchal. Oferece quartos amplos mas aconchegantes, equipados com aquecimento e um sistema de ventilação bastante eficiente, essencial para o conforto numa ilha tipicamente húmida; vista esplêndida para a montanha e Funchal e um lote de tamanho generoso, onde há espaço para instalar uma piscina e ter uma fazenda.
Esta Quinta impressiona com sua elegância e simplicidade logo que entramos na propriedade. A brilhante fachada amarela destaca-se da deslumbrante paisagem verde que a rodeia e das pedras de calhau da calçada.
Na esquina a este da Quinta, dois típicos bancos arredondados convidam a descansar sob as trepadeiras coloridas e desfrutar dos jardins e da vista.
A casa abre-se para uma área de estar/jantar brilhante e ampla. A escada de ferro que leva à biblioteca no andar de cima, e a lareira aberta, dão um charme extra ao espaço. A área de jantar, na parte superior, ainda possui as antigas bancadas da cozinha, onde existia um forno de pão. Há um acesso direto da área de jantar para a cozinha através de uma janela interna, característica bastante comum nas antigas Quintas, que também foi mantida depoid das obras de modernização em 1995.
A cozinha familiar generosamente dimensionada é banhada em luz natural. Totalmente equipada, tem acesso direto ao lado oeste do jardim. A despensa/lavandaria e a área técnica na parte traseira oferecem muito espaço de arrumação.
Há uma suíte no rés-do-chão, com guarda-roupas embutidos laqueados em branco, tal como nos outros quartos.
A WC para as visitas completa a acomodação neste andar.
Por favor, note que o este andar ainda mantém as grossas paredes de pedra da antiga casa, que foi completamente reformada na década de 90. Estimamos que a antiga construção tinha mais de 100 anos.
No andar de cima, uma área acolhedora, com vista montanha, convida você a sentar e relaxar. Talvez ler um livro, ou apenas desfrutar da vista para o norte em direção às montanhas. É impressionante como a paisagem parece estar emoldurada pela janela virada para o norte, como uma pintura.
Todos os três quartos possuem chão de madeira, tal como na área de estar no andar de baixo, guarda-roupas embutidos e casa de banho privativa. As vigas de madeira rústicas ou mesmo boêmias nos tetos do quarto dão uma charme extra e aconchego ao último andar.
Os dois quartos voltados para o norte apresentam casas de banho de tamanho generoso. O quarto voltado para sudoeste oferece uma vista panorâmica do jardim e, a oeste, vislumbra parte do anfiteatro do Funchal.
A biblioteca, que tem acesso direto desde a sala de estar, oferece vista para o lado leste do Funchal, desde as montanhas próximas ao campo de Golfe Palheiro, em São Gonçalo, até ao Oceano Atlântico e ao porto do Funchal. Este espaço pode vir a ser transformado num quinto quarto de dormir, se necessário, reorganizando uma das casas de banho da suíte principal para ser comum a ambos os quartos voltados para o sul. Esta é a única área da casa que não possui aquecedores individuais do sistema de aquecimento central.
A propriedade possui tapas-sol e janelas de alumínio de vidro duplo. Um sistema de ventilação muito eficiente impede que a húmidade típica da ilha afete a condição da casa, mesmo quando fechada por uma temporada. Também para evitar problemas de húmidade, foi escavado um fosso nas traseiras da antiga casa há 25 anos, quando realizaram as obras de remodelação, para garantir que fica separada do jardim das traseiras.
Há painéis solares para o aquecimento doméstico da água e um sistema a gás para complementar, que quase não é usado. Além disso, há um tanque de água de tamanho generoso para armazenar a água da levada e garantir a irrigação do jardim.
Parte dos 3100 m2 são bastante inclinados e, portanto, inutilizáveis. Incluem um extenso relvado plano, perfeito para tomar banhos de sol. Este deve ser o local ideal para instalar uma piscina.
Há espaço para estacionar dois carros facilmente, e estacionamento extra na calçada. O antigo palheiro é atualmente usado para guardar as ferramentas do jardim.