Descrição da propriedade
Terreno com Projeto para Casa de Repouso em Alenquer
Terreno com Projeto para Casa de Repouso em Alenquer
Este Terreno tem um projeto aprovado para construir um Lar de Idosos de alta qualidade localizado em Alenquer a 18 Km da autoestrada e 55 Km de Lisboa.
Hospital mais próximo é o de Vila Franca Xira a 18 Km
Com capacidade para 60 utentes com todas as comodidades e acessos.
Com 30 quartos onde 6 são individuais, 16 duplos e 6 triplos ao longo de um corredor com 17 casas de banho e 6 salas de estar.
Conectado a uma área comum com :
- Área de direção e servidos administrativo
- Área de saúde
- Área de instalações para o pessoal
- Área de convívio e atividades
- Área de serviços
Situada numa encosta que mais tarde lhe valeria o título de Presépio de Portugal, a vila de Alenquer conta com séculos de história, tendo tido um papel preponderante na história de Portugal. Berço de Damião de Góis, das Festas do Império do Divino Espírito Santo e predileta de Camões, Alenquer encontra a sua morada na Estremadura, sendo um dos 15 concelhos que integram o distrito de Lisboa.
Sede do terceiro maior concelho do distrito, com uma área de 304,22 km², a paisagem de Alenquer é emoldurada pelas colinas da Serra de Montejunto e pela planície ribatejana, onde predomina a vinha, motor ancestral da sua economia.
Pontilhada por inúmeras quintas antigas, com as suas casas senhoriais rodeadas de campos vinhateiros, a região possui uma cultura enológica consolidada, em que Alenquer se destaca pelos seus vinhos vastamente premiados.
Com um grande património religioso e cultural, é fácil encontrar no concelho de Alenquer castelos, conventos, igrejas, ermidas, quintas e casas senhoriais.
Ponto de encontro para inúmeras iniciativas, que vão desde romarias a outras manifestações culturais, o concelho orgulha-se de manter ativas as suas principais tradições, tais como a Bênção do Gado, o Pintar e Cantar dos Reis, ou o Leilão dos Cargos.
A 30 minutos de Lisboa e com acessos privilegiados, sendo casa de um dos grandes hubs logísticos do país, o concelho de Alenquer é também ímpar enquanto parque industrial, oferecendo às empresas que se queiram instalar no concelho uma posição geográfica estratégica, com uma ligação rápida quer ao norte, quer ao sul do país. A proximidade e a facilidade no acesso às duas principais autoestradas portuguesas (A1 e A2) conferem a Alenquer uma localização privilegiada para uma ampla gama de setores de atividade.
Alicerçando-se num forte setor primário, o concelho vê os setores secundário e terciário ganhar uma expressão cada vez maior, numa simbiose perfeita entre a vertente rural e a vertente industrial.
O concelho divide-se em 11 Freguesias e Uniões de Freguesia: União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, União de Freguesias Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, União de Freguesias de Alenquer, União de Freguesias Carregado e Cadafais, União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana e Freguesias de Carnota, Meca, Olhalvo, Ota, Ventosa e Vila Verde dos Francos.
À data dos Censos de 2021, a população residente no concelho de Alenquer é de 44.428 habitantes.
A Norte, o concelho de Alenquer está limitado pelos concelhos de Azambuja e Cadaval, a Sul pelos de Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, a Poente pelo de Torres Vedras e a Nascente pelo de Azambuja e pelo rio Tejo.
No que respeita à orografia do território abrangido pelo concelho, pode observar-se uma divisão em três zonas: a zona serrana, a zona sub-serrana e a zona de planície.